CORTES DE CARNE: 3 FATORES QUE FAZEM A DIFERENÇA NO CHURRASCO

 

Cortes especiais de carne, logo nos vem à mente a famosa picanha, não é?. Qual o mistério que a tornou tão famosa? Mas sabia que há outros cortes super suculentos quanto a picanha?

Para escolher a carne perfeita para o churrasco, devemos ressaltar os seguintes pontos:

1 – MARMOREIO
O que é uma carne marmorizada? Uma carne é considerada marmorizada quando há acúmulo de gordura intramuscular, ou seja, aquelas listrinhas de gordurinha por dentro da carne. {Essa qualidade você encontra na +BOI}.

2. FIBRAS E PARTES INDICADAS
Ao contrário da gordura entremeada, quanto mais fibrosa for a carne, mais “dura” ela ficará depois de pronta, a menos que, durante o preparo, você consiga submetê-la a temperaturas altas o suficiente para que esses músculos e ligamentos se desfaçam. É isso que ocorre, por exemplo, com as peças cozidas na panela de pressão.

Os cortes bovinos menos fibrosos são os mais nobres e procurando. Esses são os pedaços oriundos de partes localizadas em regiões onde os animais movimentam pouco ao longo da vida, o que garante uma carne mais macia.

 

 



 

 

3. FORMA DE PREPARO E ORIGEM
Muitos consumidores ainda não sabem disso, mas a raça do boi e a forma como ele foi criado interferem diretamente na qualidade de cada corte. Um mesmo animal, quando submetido a características diferentes, pode apresentar cortes completamente distintos em em relação a qualidade.

Atualmente, as carnes mais saborosas e macias do mercado são aquelas derivadas da raça Angus. Ele vem sendo a escolha de muitos especialistas, pois apresentam um padrão altamente diferenciado em todos os seus predicados.

Contudo, independente da origem da carne, a forma de preparo de cada corte também é determinante: você poderá degustar uma peça macia e saborosa ou uma verdadeira “sola de sapato”, altamente indesejável. Portanto, leve em consideração que cada escolha possui suas peculiaridades.

Agora fique atento para essa super dica!
Quando for preparar aquele churrasco para ficar na memória, fique atento ao calor exercido pela churrasqueira. quanto mais alta a temperatura, maior vai ser o contato da gordura com a carne entremeada fazendo com que ela dê mais sabor ao corte, garantindo maior suavidade e um toque levemente amanteigado.